domingo, 1 de janeiro de 2012

Freud pelo olhar de David Cronenberg


"Radical" não significa imagens chocantes, pelo contrário. "Um Método Perigoso" é um filme de palavras. Fala-se do que os outros filmes mostravam: o lado mais escuro da natureza humana”.

"Um médodo perigoso" é a mais recente obra do realizador David Cronenberg e aborda o nascimento da psicanálise - um tema que tem tudo a ver com a obra do cineasta canadiano, que tentou sempre entrar nos meandros mais obscuros do espírito humano e captar os impulsos mais primários e violentos.
Sinopse:
Em 1907, Sigmund Freud (Viggo Mortensen) e Carl Jung (Michael Fassbender) iniciam uma parceria que iria mudar o rumo das ciências da mente assim como o das suas próprias vidas.
 Seis anos depois, tudo isso se altera e eles tornam-se antagónicos, tanto no que diz respeito às suas considerações científicas como no que se refere às questões de foro íntimo.
Entre os dois, para além das divergências de pensamento, surge Sabina Spielrein (Keira Knightley), uma jovem russa de 18 anos internada no Hospital Psiquiátrico de Burgholzli.
Com diagnóstico de psicose histérica e tratada através dos recentes métodos psicanalíticos, ela torna-se paciente e amante de Jung e, mais tarde, em colega e confidente de Freud. Isto antes de se tornar numa psicanalista de renome.
        O filme encontra-se ainda em exibição em várias salas de cinema do país.












Sem comentários:

Enviar um comentário