quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Ups! Um erro!


O raccord é, no cinema, o método que permite que a continuidade de um filme seja linear e coerente. Ou seja, que não aconteçam falhas ou erros de posição de objectos ou personagens, de mudanças bruscas de determinados aspectos dentro da cena. Só com um correcto raccord é que o espectador consegue acompanhar correctamente a linha e a mensagem subjacente ao filme.

A produção de um filme envolve meios e técnicas do mais complexo possível. Quando assistimos a um filme numa sala de cinema ou sentados no sofá de casa, não temos noção de que o que estamos a assitir é fruto do trabalho intenso de (normalmente) centenas de pessoas, durante largos meses ou até anos.
Claro que, os erros acontecem em todo o lado, e numa produção de grande dimensão é inevitável que, num momento ou outro, pequenos pormenores acabem por escapar. Grande parte das vezes, esses erros nem são perceptíveis à maioria do público, mas para a equipa é motivo de grande pressão.
Actualmente, há quem se dedique a tentar encontrar esses pequenos pormenores que escapam à produção, e são inúmeros os vídeos que podemos encontrar na internet, com os principais erros de cada filme. Aqui ficam alguns:

 Em "O Senhor dos Anéis - A Irmandade do Anel" (2001)

Em "Harry Potter e a Pedra Filosofal" (2001)

Em "Batman - The Dark Knight" (2008)

Sem comentários:

Enviar um comentário